Páginas

Siga você também !

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Governo vilão atemoriza a expressão da subjetividade humana

Procedimentos adotados pela secretaria da cultura aborrecem artistas
por BRUNO CARVALHO

Voltando para as eleições municipais de 2008, segundo turno entre Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB). O petista defendia manter o que tinha de bom da gestão de Pietá e, um dos pontos que boa parte da população elogiava eram os avanços na cultura. Enquanto, o tucano dizia que pobre não gostava de teatro e coisas afins.
Com esse quadro, os artistas guarulhense fizeram campanha para eleger Almeida, eles acreditavam no tal continuísmo. Agora, estamos no final do mês de abril de 2009 e a história é outra.
Várias oficinas culturais foram interrompidas, a Escola Viva de Artes Cênicas morreu. A prefeitura só abre espaço para os artistas de fora nos palcos da cidade.
Pergunto será que empossou o prefeito certo? Pelo menos o tucano teve a cara de pau de afirmar que iria acabar com o que tinham construído com eficiência.
Nos últimos dias, reuniões foram feitas entre representantes da classe artística e o secretário da cultura Hélio Arantes, esse ficou aborrecido, quando questionado sobre o Funcultura e a Escola Viva. Se for apenas para posar de democrático, é melhor nem marcar reunião, deve-se responder aos questionamentos e ser sincero. Esperamos respostas sobre essas questões, já deu tempo de fazer um planejamento e saber o que pode ser feito.
É fácil perceber que estão querendo controlar a temática dos roteiros artísticos, o exemplo é o Funcultura que dá preferência para quem propor projetos sobre o meio-ambiente e os 450 anos de Guarulhos. Isso é coisa de ditadura. A arte deve ser livre para criticar inclusive o governo, deve nortear a sociedade e, o artista deve ser livre para escolher sobre o quer falar. Inventaram um novo tipo de censura.

2 comentários:

  1. Olás,
    gostei do panorama dado no texto. Acredito que as nossas ações devam ser pautadas pelo quanto sabemos o que estamos fazendo, e principalmente o porque somos artistas, para não soar bater de frente... infelizmente é nítido o quanto a cultura perdeu nesta nova estrutura colocada pela nova gestão. Eu confesso que ainda tinha a esperança de algo acontecer positivamente para nós, para a cultura, para a cidade, mas não foi o que aconteceu, mas também confesso ainda não ter perdido as esperanças. Acredito que ainda assim temos que discutir e tudo mais, mas temos que estar afinados, com as soluções para os problemas criados por eles, se eles não sabem o que fazer, nós sabemos, afinal de contas quem faz a arte da cidade somos nós. Sigamos juntos...

    Beijos em todos

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostaria de pedir desculpas em meu nome e de meu grupo (Os parafernálios) por não poder comparecer em nenhuma das manifestações feitas.
    Quero que saibam que acredito fielmente em tudo que está sendo dito nas manifestações. E mesmo não estando presente, sempre estou ciente de tudo o que vem acontecendo.
    Espero rapidamente participar disso tudo....é o meu dever.
    isso é pela cultura...
    edu cesar

    ResponderExcluir