Páginas

Siga você também !

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Movimento Guarulhos tem Artista - 1º Ato

Em 25 de abril de 2009 artistas da cidade reuniram-se em cortejo fúnebre para mostrar o quanto sentem as mudanças na política cultural de Guarulhos. Tem sido como o sofrimento de uma morte. Cada vez que uma atitude é tomada em relação a cultura municipal, sem importar-se com aqueles que integram essa cultura, é como se morresse um pedaço do nosso trabalho, nossa luta, nossa existencia.

GUARULHOS TEM ARTISTA!




MOVIMENTO GUARULHOS TEM ARTISTA

Infelizmente, como em todo período pós eleitoral, os artistas do município voltam a ser desrespeitados e marginalizados pela Secretaria de Cultura. Medidas são tomadas de forma vertical, sem que os maiores interessados sejam ouvidos. Nesses 3 primeiros meses do ano, as atividades da Escola Viva de Artes Cênicas que dava formação de teatro e dança, foram paralisadas; o Funcultura, única lei de financiamento cultural da cidade, foi segmentado para contemplar projetos de meio ambiente e 450 anos de Guarulhos e artistas foram proibidos de reunirem se em espaços públicos. Nós, artistas do município, somos a favor da cultura e da arte, e não da massificação estereotipada; somos a favor de formação de qualidade, de artistas independentes, pensantes e questionadores; somos a favor do público. Pedimos respeito e transparência nas decisões que competem à secretaria de cultura, vivemos em um país democrático e por isso temos o direito de sermos ouvidos para caminharmos juntos – governo e cidadãos. Guarulhos tem artista sim. Entre no blog http://aculturadeguarulhos.blogspot.com e opine.











Carta de Amor à Cultura

Queremos declarar, à Cultura, todo nosso amor. Um amor imenso, profundo, quase inabalável. E um amor que sofre, sofre tanto que chora ao vê-la mal-tratada como se encontra nessa terra por tantos habitada. Tu, Cultura, que és identidade do povo, tem nesses artistas seus amantes defensores que jamais, por vontade, permitirão que aventureiros lancem mão de ti.
Ó Cultura Amada, querem transformá-la em números, em massificação, em votos. Querem fazer de ti instrumento da discórdia entre seus amantes, e a seus amantes querem oferecer o descaso.
Cultura Adorada, não permita que aqueles que a amam acima de todas as coisas sejam novamente feridos pelo desrespeito enfático desses Senhores da Fortaleza Espelhada.
Seus amantes estão tristes, Cultura, pois são testemunhas de uma Era em que Trevas se aproximam e escondem o brilho do teu Sol. Não se pode mais ir e vir sem que as sentinelas do poder façam vigília. Seus artistas não podem freqüentar mais os teus Castelos sequer para almejar a ti um belo futuro. Seus palcos hoje são terrenos onde se semeiam a verticalidade, e o autoritarismo.
Não há mais horizonte. Não há mais dia. As nuvens que lhe cobrem são cinzentas e em nada lembram o doce algodão que saciaria a avidez desses que te querem bem.
Mas amanhã vai ser outro dia e nosso canto será de alegria, pois certamente, Cultura Idolatrada, tu terás as honras e o fino trato que mereces, enquanto nós, seus mais sinceros amantes, teremos um pedaço de nós devolvido.
E assim, teu nome, Cultura de Guarulhos, será sinônimo de formação com qualidade e respeito aos artistas e cidadãos e seu sobrenome será Arte Verdadeira e não Entretenimento Barato.
Cultura, nós te amamos! Olhai por nós errantes, seus apaixonados. Não se esqueça jamais do nosso amor, pois jamais esqueceremos de você.
Guarulhos tem Artistas? Claro que sim. Apenas lhes falta a devida consideração.

Movimento Guarulhos tem Artista
25 de abril de 2009.








MÍDIA: o jornal Guarulhos Hoje publicou matéria sobre a manifestação. Clique aqui para ler a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário