Páginas

Siga você também !

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bosco Maciel no 3º Salão do livro de Guarulhos


João Bosco da Silva nasceu em março de 1950, na cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. Filho de José Cardoso da Silva e Santa Maciel, desde criança manifestava interesse pelas artes, principalmente a pintura e a música.
Conhecido como Bosco Maciel, em 1970 mudou-se para São Paulo e quatro anos depois veio residir em Guarulhos, onde casou-se com Marli, com quem teve três filhos. Em 1980 concluiu o curso universitário na FIG - Faculdades Integradas de Guarulhos.
Mesmo vivendo em Guarulhos, nunca esqueceu sua origem, centrando suas pesquisas nas figuras pitorescas do sertão, como: os emboladores de feira, os cegos cantadores, as benzedeiras, os vaqueiros e outros personagens que compõem o folclore nordestino.
Em 2005 participou do “Projeto Funcultura”, da Secretaria de Cultura de Guarulhos, e classificou-se em primeiro lugar com o livro 'Romanceiro'.
Em 2007, o Poeta, folclorista e cantador, Bosco Maciel,  criou a 'Casa dos Cordéis', espaço cultural cujo objetivo é valorizar todo tipo de manifestação artística e popular. No instituto são feitas apresentações de música e teatro, saraus literários e musicais, exposições de arte, danças regionais e eventos como Folia de Reis, Cavalo Marinho e Desafio de Cantadores Repentistas. Bosco Maciel também coordena grupos de estudos que coletam peças e documentos que contam a história dos costumes brasileiros.
Entrou para a AGL - Academia Guarulhense de Letras no ano de 2007.
Ele tem esta dedicação à 'Cultura Brasileira' como tributo ao estado de orígem, e como contribuição à valorização da nossa 'Cultura regional'.
Para ele, assim como a língua do povo identifica este país, a manifestação de seus 'valores culturais' transforma este mesmo país em Nação.

Um comentário:

  1. ATRAÇÃO DOS MOLEKES

    (pagode com malícia mineira)

    Influenciados pelo, Exalta Samba, Revelação, o grupo se apresentou pela primeira vez em 2006 na Praça Antônio Carlos (Machado-MG /Brasil), durante as comemorações do 7 de setembro.. No mesmo mês, eles abriram o show do Face Racial no salão da Dismabe, evento organizado pelo DJ Brown. O próximo passo será a gravação do primeiro CD com 12 músicas, entre elas (É hora de curti) Contatos: João ou Diogo (35) 3295-4031 (Machado-MG).

    Blog: http://atracaodosmolekes.blogspot.com/
    ==================================================================

    APROVEITE E CONHEÇA O blog o FANZINE EPISÓDIO CULTURAL (MACHADO-MG) TAMBÉM. EIS O LINK:
    HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

    ResponderExcluir