Páginas

Siga você também !

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Encontro de Artistas teve bom começo

por Castelo Hanssen
   O Encontro Livre de Artistas de Guarulhos, realizado no dia 23 de julho na Casa dos Cordéis foi promissor. Mais de cem pessoas compareceram, houve intensa discussão sobre todos os problemas enfrentados pela cultura e seus agentes na cidade, e tudo indica que já começa a refletir entre as autoridades que cuidam do assunto. O secretário da Cultura foi muito criticado por algumas de suas ações, mas espera-se que na medida em que as discussões forem se aprofundando ele mude de atitude.
Um dos grandes temas propostos foi a criação de uma Fundação Cultural nos moldes das existentes em São José dos Campos, São Caetano do Sul e outras cidades.
Essas fundações recebem as verbas que o município é obrigado a destinar à Cultura, e substitui a Secretaria Municipal. Seus membros são eleitos pela comunidade cultural da cidade e não sofre intervenção política nem solução de continuidade quando o governo muda.
   A ideia teve apoio total dos participantes, mas todos concordaram que a instituição de tal fundação deve passar pela aprovação da Câmara Municipal, e necessita de mais estudos e maior preparação. Para isso foi proposta a formação de um grupo de trabalho para estudá-la, ou para pensar outras formas de organização.
Outro assunto pautado foi a ocupação de espaços públicos para espetáculos teatrais, musicais, dança e declamação de poemas. Ficou claro que os espaços são públicos e sua ocupação não depende de autorização da Administração Municipal. Basta que os artistas interessados se unam e se organizem. Os logradouros preferidos para essas intervenções são o calçadão da avenida D. Pedro II (foto) e o Paço Municipal.
   Foram ainda discutidas a utilização da Internet para divulgação cultural, palestras nas escolas em união com as secretarias da Cultura e da Educação, porque ambas não podem ser separadas. Foram propostos debates com a população, criação de espaços de convivência e de um estúdio comunitário. Uma das questões cruciais foi o pagamento para os artistas se apresentarem, e a isenção de impostos para a categoria.
   A próxima reunião foi marcada para o dia 3 de setembro, um sábado, às 15 horas, na Casa dos Cordéis, situada na Avenida Torres Tibagi, 90, no Gopoúva, paralela ao Anel Viário, próxima ao Saae. O tema será a ‘Política cultural que todos almejam’, bem como a organização de grupos para a ocupação de espaços públicos. Espera-se a participação maciça dos artistas e das pessoas interessadas em cultura.


publicado pela Folha Metropolitana em 05/08. veja no site www.folhametro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário