Páginas

Siga você também !

terça-feira, 15 de março de 2011

Filme retrata o desenvolvimento guarulhense

“Memorial Guarulhos” é um dos presentes para comemorar os 450 anos

BRUNO CARVALHO @brunosdr3

Documentário

País: Brasil

Ano de Lançamento: 2010

Nota: 3

Com a intenção de reunir as várias versões históricas de Guarulhos, foi filmado o documentário “Memorial Guarulhos”, assim, as vozes de vários especialistas foram ouvidas e as pessoas comuns também foram retratadas.

O documentário trata de como surgiu o povoamento da Nossa Senhora da Conceição até chegar à metrópole dos dias atuais. Do desenvolvimento industrial e tecnológico até chegar no crescimento da área de serviços.

Quando trata da parte histórica, com fotos antigas ou as imagens da Festa da Carpição ou da Paixão de Cristo, o roteiro vai bem, há espaço para várias versões. Mas, em alguns momentos o roteiro perde o foco, quando começa a falar de superação.

Embora, há experiências complexas, elas deveriam ficar para outro documentário. Nessa fase do filme, o caminho se perde. Perde a intenção também nos momentos das entrevistas com empresários, eles poderiam ter falado sobre os desafios enfrentados para desenvolver as empresas na cidade, em vez de falar dos desafios pessoais. O fato de dar espaços aos patrocinadores, levou o roteirista a cometer um erro. O espaço seria válido para memorizar sobre Guarulhos, mas, ficou perdido nas personalidades desconhecidas.

Na parte técnica, principalmente nas imagens da Festa da Carpição, há ângulos perdidos que entraram no produto final. Algumas bocas e mãos filmadas não dizem nada. Outro momento de imagens ruins é quando filmam o historiador Elton Soares descrevendo a chegada dos portugueses no Rio Cabuçu de Cima.

Há dois momentos técnicos no filme, logo no início há os problemas técnicos já descritos, além do som das falas estarem quase no mesmo volume da trilha sonora.

Há grandes acertos também, a ideia de fazer um documentário sobre Guarulhos já é uma grande vitória. Há imagens marcantes da Casa da Candinha, da Mata da cabeceira do Rio Cabuçu de Cima, da Festa da Carpição (ainda muito desconhecida pela população), entre outras.

Para fechar a minha análise, trocaria os trechos sobre superação e experiências dos empresários, pela história do Sanatório Padre Bento, e pela história dos poetas e artistas da cidade. Por exemplo, Castelo Hanssen não poderia ficar de fora, pois, têm muitas histórias para contar sobre Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário