Páginas

Siga você também !

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Teatro: Projeto 4 terças



SEXO E TEATRO ÀS TERÇAS-FEIRAS




RELACIONAMENTOS – SEXUALIDADE são temas da primeira edição do mais novo projeto teatral em guarulhos: 4/3ªs

Amor. Cada um tem sua forma de amar. Como não se anular quando se ama enlouquecidamente? Como não enlouquecer por ser amado demais? Estas perguntas pairam sobre as personagens do espetáculo MELANCOLIA que terá sua estréia na próxima terça-feira dia 03 de Novembro, às 21h no Teatro Nelson Rodrigues (Lago Vila Galvão – Guarulhos). O texto do dramaturgo guarulhense Wilson Fumoy recebe montagem da Trupe Quintrulhos e abre a programação do mais novo projeto teatral da cidade: “Quatro às Terças”.



O PROJETO 4/3ªs
Inspirado no sucesso de “Terça Insana”, o projeto 4/3ªs pretende movimentar Guarulhos também durante às terças-feiras.

Em um formato onde quatro espetáculos - que trabalhem uma mesma temática – se apresentem durante as terças-feiras de um determinado mês, o projeto pretende:
* Oferecer evento artístico como forma de lazer de qualidade aos cidadãos guarulhenses;
* Integrar grupos de artistas guarulhenses à grupos de artistas de outras localidades, proporcionando troca de experiências e debate construtivo com profissional convidado.

A temática dos espetáculos de Novembro será: RELACIONAMENTOS – SEXUALIDADE.

Os mediadores dos debates confirmados para esta primeira edição são: Ana Lúcia Gouveia, Simone Carleto e Willian Costa Lima.

A produção do projeto é de Aurea Karpor - graduada em Artes Cênicas e Mestre em Artes Visuais pela UNESP. Aurea atua como produtora cultural e de eventos desde 2001. Foi docente de produção da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos em 2006 e 2007 e participou da Banca Mediadora da MAC2007 (Mostra de Artes Cênicas). Co-fundadora do Núcleo Quimera de produção de Guarulhos, responsável pela exposição fotográfica em homenagem à JB Maciel “VERSUS” - realizada no Centro de Educação Adamastor e pelo 1º festival de curta-metragens “Curta Guarulhos” - realizado no Teatro Adamastor Pimentas. Foi produtora do Teatro Fábrica São Paulo (atual Teatro Coletivo), Cia Estável de Teatro, Teatro de Narradores, Canhoto Laboratório de Artes da Representação, Cia CincoInCena entre outros. Atuou nas produções da Canal Aberto Eventos e Assessoria de Imprensa como: reinauguração do Teatro de Arena Eugênio Kusnet (FUNARTE); Conferência Internacional de Biocombustíveis (Itamaraty); Salão de Turismo (Secretarias de Turismo da Região Sudeste); EBS - Evento Business Show (Secretaria de Turismo de Minas Gerais).


PROGRAMAÇÃO DE ESPETÀCULOS :



03 de Novembro – “Melancolia” - Trupe Quintrulhos

Gênero: Drama / Duração: 50 minutos / Recomendação: 12 anos


Dois atores de pés descalços, dois casais, quatro personagens e histórias iguais: um amor que destrói. EVA sofre por amar muito SADE. NARCISO sofre pelo excesso de amor que recebe de MASOCH. Em cada minuto uma nova escolha, em cada escolha um resultado. No emaranhado das emoções, o amor e o ódio caminham juntos. Nessa nova proposta de encenação a Trupe de Quintrulhos quebra uma seqüência de comédias e parte para uma nova fase com um texto mais denso. Através deste trabalho a trupe pretende destacar as fragilidades do ser humano; os extremos de seus amores e desamores. A angustia está estampada nas personagens.

A TRUPE QUINTRULHOS

A Trupe de Quintrulhos é uma Companhia de Teatro de Guarulhos, fundada em setembro de 2005, tendo seu berço na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Consumou sua fundação com projeto da peça “Os Arquivistas” do dramaturgo Wilson Fumoy. O elenco conta com atores e atrizes que trilham sua trajetória a partir do estudo e experimentação da história do teatro, viabilizando a troca de experiências e a reflexão do fazer teatral. Com esta peça, o grupo participou da MOTE 2006 (Mostra de Teatro) com mais de trinta grupos, sendo um dos ganhadores. Realizou uma temporada de sucesso no Teatro Nelson Rodrigues, apresentou-se no projeto “Teatro Aberto” e na reinauguração do Teatro Padre Bento Guarulhos. A segunda montagem da trupe foi o texto, também de Wilson Fumoy, “Antes ele do que eu”. Atualmente, seguindo a linha de trabalhos com dramaturgia de Fumoy, montam “Melancolia” com a diretora e atriz convidada Ivna Matos, por conta de sua montagem da mesma peça apresentada no ETC 2009 (Encontro de Teatro).

FICHA TÉCNICA

Direção: Ivna
Texto: Wilson Fumoy
Elenco: Ivna e Sandro Coimbra
Trilha Sonora e Op. de Som: Toco Fernandez
Iluminação e Cenografia: Sandro Coimbra
Op. de Luz: Cláudio Lennox
Figurinos: Mariana Galeno
Fotos: Juliana Pacheco


10 de Novembro – “O Subjeto: Sexo, Paralelo da Loucura” – Retalhos-Ululantes

Gênero: Dança-Teatro / Duração: 50 minutos / Recomendação: 16 anos



Do Sentimento ao Corpo. Um inexplicável volver de órgãos dentro do próprio corpo, um inexplicável volver de idéias e visões no pensamento. O quão próximo são a inconseqüência do psicótico e a junção de dois corpos? O espetáculo caminha no desafio da poesia em meio a loucura e o desejo.

RETALHOS-ULULANTES

Retalhos-Ululantes se originou com Nata Neuman (premiada na MAC 2007 por “Quixote: a razão da sem razão”) e Felipe Cirilo que vinham da Cia. Teatral Os 12 Canastrões e Cia. Teatral Palco de Brincadeiras respectivamente. Ambos participam de eventos culturais nas cidades de Guarulhos e São Paulo desde 2005. Atualmente unem-se para trabalhar novas linguagens e intervenções. O objetivo é desenvolver estudos sobre o corpo performático. “Recortamos histórias, costuramos a criação e fazemos uma colcha de retalhos com inúmeras identidades, assim como a humanidade inconstante” afirmam Nata Neumann e Felipe Cirilo.

FICHA TÉCNICA

Texto e Concepão Coreográfica: Retalhos-Ululantes
Elenco: Felipe Cirilo e Nata Neumann
Músicas: Renato Teixeira
Figurino: Mariana Galeno
Iluminação e Operação de Luz: Sandro Coimbra
Apoio: ONG CIM – Centro de Integração da Mulher


17 de Novembro – “Sexo Verbal – Fragmentos” – Núcleo Cênico ProjetoBaZar

Gênero: Tragicomédia / Duração: 50 minutos / Recomendação: 18 anos



Uma peça feita para o amor, para o sexo (libertário). Uma ex-prostituta é a anfitriã. Atores e público são os convidados.

Os desejos e frustrações pairam acima de todos os personagens: o pseudo modernismo de uma mulher romântica, a primeira experiência sexual de um jovem garoto; a solidão; num velho freguês a prostituta procura seu pai. Os desejos e segredos dos personagens são divididos em conversa direta com o público, em um pensamento que escapa da mente do personagem, ou aos gritos, como num quadro de Munch.

SEXO VERBAL estuda o discurso sexual, apoiando-se num saber narrativo que pressupõe palavras, imagens, rituais, fantasias, culto de todas as formas de expressão corporal.

Durante o processo de criação do espetáculo, o escritor Marcus Aurelius Pimenta realizou encontro com o Núcleo Cênico ProjetoBaZar para orientar os estudos e sugerir leituras. Os textos que, após dois anos de pesquisa, estão de alguma forma presentes nesta dramaturgia são: Porno Pop Pocket, de Paula Taitelbaum, Phoder, de Marcelino Freire, Romântica pra cacete e Drive–in, de Tati Bernardi, Aos Pedaços, de Rodrigo Levino e Caderno Negro de Hilda Hilst.

NÚCLEO CÊNICO PROJETOBAZAR

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com a proposta de desenvolver um núcleo de pesquisa teatral. Após alguns experimentos com a linguagem da performance, o grupo iniciou uma pesquisa sobre o livro de José Roberto Torero “Xadrez, Truco e outras Guerras”, que aborda o pecado da IRA e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Em 2006 estréia o espetáculo IRA, cumprindo temporadas nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Este espetáculo serviu para segmentar as bases de pesquisa da linguagem do grupo que tem como objetivo explorar a teatralidade de textos não dramatúrgicos. Em 2007 o núcleo seguiu sua pesquisa com o projeto SEXO VERBAL, em que autores da literatura nacional, cujos textos tenham de alguma forma a sexualidade como temática, foram pesquisados. Este projeto teve orientação em literatura do autor Marcus Aurélius Pimenta e culminou em três resultados distintos: “Missa do Galo” – intervenção cênica; “SEXO VERBAL” – espetáculo e “Que amores são esses?” – série de debates sobre as relações entre literatura, sexualidade e teatro. Em junho de 2009 o projeto SEXO VERBAL recebe o Prêmio “Cidadania em respeito à diversidade” na categoria ARTES CÊNICAS. Atualmente o Núcleo desenvolve pesquisa em que os processos de censura a espetáculos de São Paulo entre a década de 20 e 60, presentes no Arquivo Miroel Silveira – USP, servirão de base para a nova dramaturgia.

FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Aurea Karpor
Orientação de Literatura: Marcus Aurélius Pimenta
Elenco: Aurea Karpor, Aurélio Prates e Mariana Galeno
Figurino: Alexandre Acquiste
Iluminação e Operação de Luz: Sally Rezende
Trilha Sonora: Régis Frias
Fotos: André Stéfano


24 de Novembro – “Universo Particular: A Jornada de um casal” – Cia Akademica Anfiteátrica

Gênero: Comédia / Duração 50 minutos / Recomendação: 12 anos



Dois alienígenas são enviados ao planeta terra em uma missão muito importante: estudar os relacionamentos humanos e colher dados para só então poder retornar ao seu planeta. Chegando aqui eles se deparam com um casal muito louco que apronta as maiores confusões no decorrer de sua história, deixando os nossos amigos ET`s inconformados com a situação do relacionamento dos terráqueos.

Uma comédia rápida, hilariante e super atual que vai levar todos a questionamentos sobre as besteiras que fazem com o parceiro(a) no seu dia a dia.

CIA AKADEMICA ANFITEATRICA

A Cia. Akademica Anfiteatrica estabeleceu sua pesquisa durante os anos de 2008/09 em busca de um novo caminho para que o artista encontre o seu eixo de comunicação com a platéia com maior facilidade. Resgatando as origens do teatro-arte e aliando-o às metodologias dos grandes mestres modernos, a Cia. Akademica Anfiteátrica pretende trabalhar acerca destes conceitos buscando encontrar a linha tênue que separa a realidade da platéia e a realidade teatral e elevar a arte teatral ao seu ápice, aproximando, assim, palco e platéia com o objetivo de tornar a experiência teatral muito mais prazerosa e eficiente.

FICHA TÉCNICA

Texto: Leandro Caldarelli
Concepção, Figurino, Iluminação e Direção: Cia Akademica Anfiteátrica
Elenco: Leandro Caldarelli; Mariana Galeno; Márys Brambilla; Roney dos Anjos Celestino
Edição de Som: Rodrigo Carraro

_______________________________________________________________
SERVIÇO:
PROJETO 4/3ªs

De 03 a 23 de Novembro de 2009

Terças às 21h

Ingressos: R$30,00 (R$15,00 para estudantes, terceira idade e professores)

OBS: PARA GARANTIR INGRESSO O PÚBLICO PODE ENVIAR E-MAIL COM NOMES PARA akarpor@gmail.com. TODOS OS INGRESSOS RESERVADOS POR E-MAIL TERÃO 50% de desconto.

Local:

Teatro Nelson Rodrigues
Lotação: 190 lugares
Endereço: Rua dos Coqueiros, 74 – Lago dos Patos – Vila Galvão – Guarulhos – SP
Telefone: (11) 2459-1813

Assessoria de Imprensa e Produção
Aurea Karpor
(11) 2675-1310 / 8337-5168
akarpor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário