Páginas

Siga você também !

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pão e Circo e mais Inquietações

por Franklin Jones

Quando escuto de politícos que o povo gosta mesmo é de carnaval / festa e vejo uma mobilização imensa para saciar este anseio, fico muito preocupado: O povo também gosta de educação, segurança, saúde, saneamento básico, cultura, casa própria, gosta de pagar menos imposto, gosta da justiça, de ser respeitado com ser humano e eu não vejo o mesmo engajamento destes politícos em saciar estes ANSEIOS.Mais indícios da politica do PÃO E CIRCO.

SERÁ??????

A CRISE nos rodeia sempre (Financeira, Saúde, Cultura, Educação, Social, etc), mas nada é feito efetivamente, não acontece nada que possa melhorar a auto estima de uma sociedade já submissa, mas a submissão é interessante ela não contraria, ela não incomoda, sente a dor olha para cima e nada faz. Por que? Eu pergunto: Porque este olhar para cima, este suspiro de dor e desespero é sempre sozinho ou em uma roda de conversa, onde aquele assunto nunca toma uma forma de indigninação, pois aprendemos a ser bem compreensivel. Uma hora esta dor passa, ou eu me emociono com a vitória daquele mocinho que sofreu tanto na novela, ele me mostrou que depois de muito sofrimento vem a alegria, a bonança, mas sempre esquecemos que esta vida não é ficção, não é um ensaio, não é um sonho. Esquecemos que temos sentimentos, dores, anseios, inquietações, seja ela qual for, mais temos.

Mas quando um time cai para a 2º divisão parece que o mundo acabou, que os sonhos foram consumidos por algo desconhecido. Mas todos levantam a cabeça e vão cobrar dos responsáveis pela façanha, como e por que você deixou isto acontecer com o meu querido e precioso time, sai até morte se for o caso. Morremos por causas injustificáveis, mas não lutamos por uma vida melhor, por uma saúde melhor, por uma educação melhor, por um estado melhor, por um país melhor. Por que será? o povo não tem mais fé, ou a fé foi consumida pelo contentamento de que as coisas sempre foi e será assim. Se ficamos quietos, somos passivos, passivos concordamos com todas atitudes tidas como benéficas, mas que na verdade só nos causaram dor ou revolta. Leis, emendas, artigos, não discutidos as vezes é bem interessante, mas por vezes e na maioria sempre causa o incomodo que é silenciado com com uma bolsa ou programa especifico.

Exemplos de coisas que foram feitas sem consulta é um bem idiota, mas serve muito bem: Nos Teatros Adamastor não tem entrada para cenário, é uma porta minuscula que tem que se fazer um puta malabarismo para que o majestoso cenário fique lindo para o grande público. O arquiteto é muito renomado no que faz, mas não consultou pessoas na área para saber as necessidades que um teatro exige, isto é um exemplo patético, se eu for citar todas dificuldades que o teatro enfrenta. Teve boa intenção, mas não houve diálogo para sua execução.

Pensemos nisto. A união faz força, mas esta união tem que se dar não só na adversidades, mas também nas alegrias. O Povo tem força, o povo tem poder. Só que o poder também tem suas responsabilidades.

Franklin Jones é artor e diretor de espetáculos teatrais.

Um comentário:

  1. Olá! Estava passeando pelos blogs e achei muito interessante criar um blog com esse intuito. Sou guarulhense e apoio a cultura na cidade, que ainda carece de muita ajuda e reconhecimento.

    Fica aqui meu abraço.

    Até!

    ResponderExcluir