Páginas

Siga você também !

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Deve-se valorizar a cultura local

Quem procura, acha muitos talentos dessa cidade

por BRUNO CARVALHO

Salas de teatro vazias, cerca de 50 pessoas no protesto contra o valor da tarifa do ônibus (em uma cidade de mais 1,3 milhões de pessoas), semana cultural com entrada grátis, mesmo assim faltou o público.

As pessoas ainda não acostumaram a procurar atrações culturais e organizações daqui. Em parte, isso acontece pelos anos de pouco estímulo à arte e o enfraquecimento dos movimentos populares. Mas agora o momento é outro, o próprio poder público tem investido em programações artísticas. E ainda tem movimentos que praticamente não dependem do governo.

Por que o público não comparece? Falta de dinheiro? O valor da entrada não é motivo, pois muitos eventos são grátis, mesmo assim falta a platéia. Divulgação? A agenda cultural de Guarulhos é distribuída gratuitamente em vários pontos da cidade e, também está disponível pela internet.

Geralmente quando há grande público, é atração famosa, porém a qualidade do espetáculo é questionável.

O combustível que conduz o interesse à cultura, ainda é a grande mídia e, ela ainda não cobre Guarulhos com a importância que deveria. Cabe aos meios de comunicação locais, valorizar e apresentar para o público os artistas desse município.

Desde que comecei escrever para esse blog, pude conhecer valorosos poetas, atores, artistas plásticos, cantores e compositores. Não é tão difícil de encontrar. Muitas vezes estão ao lado de casa e muitas vezes não enxergamos.

Esperar a mídia sugerir o que se deve assistir, é alienar-se. Procure por conta própria e tire sua própria conclusão, não deixe influenciar-se. Conheça a cultura popular, visite a erudita. Largue o controle remoto e caminhe para o desenvolvimento intelectual, divirta-se.

Bruno Carvalho é estudante de jornalismo, responsável pelo blog Cotidiano Guarulhense e colabora com esse blog desde já.

Um comentário: